Um jogo que por ventura eu ainda não jogo – uma pena, só não jogo, pois
não acho tempo suficiente para poder jogar, sabe como é né?!
Mas meu irmão mais novo joga, e de tanto o ouvir falar
do jogo me interessei, além do mais os meus pais começaram a pegar no pé dele
dizendo que o jogo possui um tipo de ritual “macabro”, e que era para ele parar
de jogar.
Querendo ajudar o meu irmão comecei a pesquisar sobre esse jogo, como não tinha o menor conhecimento e só ouvia essas histórias de rituais achei melhor conhecer mais a história do RPG, hoje vejo que o povo aumenta, mas não inventa. A coisa toda é que se você viver desse jogo – ou de qualquer um que seja, a sua vida vai se basear somente naquilo, e tudo que você faz vai ser em prol do jogo. Pois hoje em dia as informações vem para as pessoas de forma muito rápida, e algumas pessoas não conseguem assimilar tudo isso, e quando se apega em um jogo, por exemplo, essas pessoas acabam criando um fanatismo e assim um mundo em torno desse jogo, na maioria das vezes com a intenção de deixar sua vida mais interessante ou fugir mesmo da sua própria realidade. Vivendo em um mundo real, mas na mente se baseando ao mundo fictício do jogo. Por isso para qualquer que seja o jogo a ser jogado deve-se jogar com responsabilidade e tendo sempre o bom senso.
LEMBRANDO SEMPRE, QUE AQUELE JOGO E APENAS UM JOGO FICTÍCIO!
Mas mesmo com tudo isso, eu acredito que esse jogo não tenha nada de ritual macabro, pelo contrario lhe ajuda em muitas coisas.
Esse vídeo vai explicar um pouco o que eu estou falando:
Mas antes de qualquer coisa vamos saber que jogo é esse!?
RPG – Role Playing Game, mas conhecido como Jogo de Interpretação de Personagens.
RPG – Role Playing Game, mas conhecido como Jogo de Interpretação de Personagens.
Baseia-se em um jogo de estratégia, contém regras que o definem, e guiam aquilo que o seu personagem pode ou não fazer. A esse conjunto de regras chama-se sistema. Que é comandado pelo Mestre.
Um jogo sem um total número de quantidade de jogadores, mesmo sendo mais comum o número de 6 pessoas só em um jogo. São feitos por 2 tipos de jogadores, os jogadores “Player” que são jogadores de personagens fictícios que vão seguindo as regras do sistema escolhido por seu grupo, e controlará esse mesmo personagem pelas suas aventuras. O segundo jogador é o narrador, mestre ou conhecido por GM – Game Master, normalmente não possui um personagem próprio, vai ser ele quem criará a história e julgará as ações de todos os personagens do jogo.
Cada jogador cria o seu personagem baseado no mundo em que vive, tendo assim suas regras preestabelecidas pelo mestre. Em cada sessão de RPG pode ser chamada de uma aventura. Uma sucessão de aventuras onde se usam os mesmos personagens mantendo a continuidade dos eventos. Ao término de cada aventura, o personagem recebe pontos de experiência - XPs, que são representados como um tipo de aprendizado. São esses pontos que vão fazer os seus personagens se tornarem mais fortes, dando-lhe mais vantagens e habilidades.
Mas para isso acontecer você vai precisar de uma ajudinha, e ai que entra os DADOS – “se você tem dado em casa” já pode jogar!
Como em uma aventura de RPG sempre existem eventos aleatórios, nem tudo pode ser decidido de forma direta pelo mestre ou pelos jogadores. Para representar as partidas da forma mais imparcial possível, no RPG existem regras para definir o sucesso ou fracasso de uma determinada ação. Quando um jogador tenta fazer alguma coisa relativamente complexa, como lutar ou fizer uma determinada atividade, um teste com dados deve ser feito para decidir o sucesso ou fracasso. Cada sistema possui as suas próprias regras, que definem que números no dado determinam um sucesso ou fracasso em cada jogada.
Por exemplo: "Um personagem está preso em uma caverna. O mestre então descreve ao jogador que nessa caverna existe apenas uma única saída, tapada por uma pedra. O jogador então decide tentar empurrar essa pedra, para fugir. O fato é que empurrar uma pedra é um ato que exige força e/ou habilidade, e por haver grande chance do jogador falhar ele deverá fazer uma jogada de dados para ver se consegue realizar. Ele joga os dados, consegue um resultado satisfatório, e arromba a porta – ou não".
O mais conhecido é o RPG de mesa, esse foi o primeiro a ser criado depois chegaram o RPG eletrônico - pelo vídeo game e pelo computador.
Uns dos melhores jogos que eu achei e que o pessoal mais gosta são os medievais, mas hoje em dia tem diversos tipos diferentes com historias diversificadas. A melhor maneira de escolher e começando a ler alguns manuais de RPG.
Eu particularmente gosto/tenho o manual novo do 3D&T Alpha, serviu muito para conhecer o sistema todo do jogo, assim conhecer cada personagem, suas qualidades e defeitos, pois dessa forma fica até melhor na hora da escolha de determinado personagem.
Achei dois vídeos que retrata/explica mais sobre tudo isso que eu falei só que em um estilo podemos dizer assim... mais engraçadinho , então confira ai:
Aguardem o segundo post desse mesmo seguimento!
R.
R.