segunda-feira, 26 de março de 2012

Memes


Mesmo que você não saiba o que é um meme, já deve ter visto por aí (principalmente no facebook) as famosas RAGE FACES. Aquelas carinhas toscas tipo forever alone, troll face, me gusta e fuck yeah. Hoje em dia o que mais se vê na internet são os Memes! Pra você ter uma ideia de como o povo anda interessado no tema, dá uma olhada em como aumentaram as pesquisas sobre memes no Google a partir deste ano.

Mas... O que exatamente é um meme? De onde surgem? Como se espalham e por que diabos as pessoas não param de falar sobre isso? Vem comigo que eu te explico!



Não sabemos como o conceito de meme de Dawkins veio parar na web, mas surgiu numa referência a uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro, ou entre locais onde a informação é armazenada (livros,revistas, redes sociais, etc). Pode ser ideias, ou parte delas, representadas por uma imagem (que pode ser única ou montagem, como as “Rage Faces“), uma gíria ou bordão, um vídeo, um traço comportamental, links, textos, ícones, caracteres ou outra informação que possa ser transmitida. (ツ)

Dizem que meme é um viral, mas a diferença entre meme e viral é bem sutil, mas tem que ver isso aí! Como o próprio nome sugere, viral é qualquer coisa que se espalha rapidamente, como um vírus. Já o meme é algo que, além de se espalhar, ganha versões e pode ter o seu significado alterado. 

Por que uma gíria é um meme e um bordão que vem da TV não é? A função dos dois é a mesma, só que a construção de cada um é bem diferente: enquanto o meme é essencialmente colaborativo e orgânico, o bordão televisístico é algo repetido exaustivamente pelo programa e martelado na cabeça da audiência até que ela saia repetindo aquilo. O blogueiro Daniel, autor do @naointendo, responsável por popularizar algumas Rage Faces no Brasil, diz que “a internet é como uma empresa em que cada um tem uma porcentagem de influência, ela não tem dono“, e o meme segue por aí.

A chave de todo ser humano é seu pensamento. Resistente e desafiante aos olhares, tem oculto um estandarte que obedece, que é a ideia ante a qual todos seus fatos são interpretados. O ser humano pode somente ser reformado mostrando-lhe uma ideia nova que supere a antiga e traga comandos próprios.
Ralph Waldo Emerson


Deu pra entender? 




E pra finalizar, deixarei um rap dos memes:


Beijocas,

M.